A ACISFE teve projeto contemplado pelo Fundo Social Sicredi Pioneira

15/08/2024

A ACISFE teve projeto contemplado pelo Fundo Social Sicredi Pioneira

A Acisfe inscreveu um projeto no Fundo Social Sicredi e foi contemplada com recursos para ministrar 11 palestras nas escolas estaduais e municipais de Feliz

Os temas das palestras são: Inteligência Emocional e Comunicação Não Violenta.

As palestras beneficiarão alunos do 8º e 9º ano e alunos do ensino médio:

A ministrante das Palestras será a Sra. Cristine Pasa que trabalha com Desenvolvimento Humano. Para o agendamento das palestras, será feita reunião com os diretores das escolas, combinando os dias e horários para as mesmas, sendo que acontecerão nos dias de aulas dos alunos, contemplando as turmas.

Conteúdo das Palestras:

1) Inteligência Emocional: Saber como emoções, pensamentos interferem na sua vida moldando nosso senso de nós mesmos; conhecer as emoções (medo, alegria, nojo, raiva, tristeza, ansiedade, confiança e surpresa), como elas se manifestam em nosso corpo, o que pode gerar e como através desse autoconhecimento, lidar com elas.

2) Comunicação Não Violenta: A CNV é uma filosofia de vida, criada pelo psicólogo Marshal Rosenberg, que se baseia em princípios de empatia, autenticidade e compreensão mútua, com o objetivo de construir pontes de comunicação entre as pessoas, mesmo em situações difíceis. Por isso, a comunicação não violenta é amplamente utilizada em contextos de terapia, mediação de conflitos, educação, negociação e em muitas outras áreas onde a comunicação eficaz é essencial.

Justificativa: Os adolescentes e jovens das escolas públicas, normalmente não têm acesso a conteúdo tão relevante ou mesmo disciplinar no currículo, que visam conhecer e lidar com suas próprias emoções e como se comunicam de forma mais eficaz.

Objetivo: O principal objetivo do projeto, com a realização das palestras sobre os temas citados é que o conteúdo impactará no íntimo de cada aluno participante, promovendo o autoconhecimento e o entendimento de como cada emoção se manifesta em si e nas pessoas do entorno, e também, como sua comunicação pode ser direcionada de forma mais positiva e eficaz. Assim o aluno terá melhores condições de direcionar seu comportamento de forma mais adequada, para não gerar sofrimentos desnecessários.

Pessoas da diretoria da Acisfe levarão também, de forma muito breve, seus casos pessoais sobre empreendedorismo e vida profissional com propósito, junto às palestras principais, que serão exemplos reais para esses jovens.

Essa é uma ação estruturada e planejada, em atender uma demanda dos jovens, cujos resultados impactam no futuro próximo, formando profissionais com um autoconhecimento emocional melhor, já que muitos destes jovens estarão entrando no mercado de trabalho ou exercendo atividades profissionais ou realizando estágios nas empresas, no futuro próximo.